Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Neocolonialismo


O neocolonialismo foi a expressão do imperialismo,  assumida pelo capitalismo a partir da Segunda Revolução Industrial. Na segunda metade do século XIX, países europeus como a Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram considerados grandes potências industriais. Na América, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial.Com o objetivo de aumentarem sua margem de lucro e  de conseguirem um custo consideravelmente baixo, estes países se dirigiram à África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estes povos. Praticamente todo o continente africano foi conquistado, exceção à Etiópia e a Libéria. Os territórios dominados por Portugal e Espanha eram os mais antigos. 
Na verdade, países realmente queriam era o reconhecimento industrial internacional, e, para isso, foram em busca de locais onde pudessem encontrar matérias primas e fontes de energia. 
Podendo-se afirmar que  os colonialistas do século XIX, só se interessavam pelo lucro que eles obtinham através do trabalho que os habitantes das colônias prestavam para eles, não se importavam com as condições de trabalho e tampouco se os nativos iriam ou não sobreviver a esta forma de exploração desumana e capitalista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário